O que é Ki?


Artes marciais. O ki dá a força e a velocidade aos Guerreiros Z, e é equivalente ao Cosmo dos Cavaleiros do Zodíaco ou à Força, de Star Wars.

     Lutadores experientes conseguem tanto sentir o ki de outro quanto esconder o seu próprio, a fim de não ser localizado por oponentes. Vegeta aprendeu a medir o ki das pessoas após enfrentar Goku na Terra.

     Quando o ki é muito poderoso, ele pode ser visto como uma aura em volta de seu dono, bem como ser usado para emitir poderosas rajadas de energia ou para levitação.

     O lutador não poder liberar mais ki do que pode controlar, isso pode causar lesão na velocidade e força do lutador. Isso ocorreu com Cell quando estava lutando com Gohan, ele liberou mais energia do que podia controlar e Gohan bateu tão forte nele que ele cuspiu a Andróide Nº18.

     O ki é liberado para que o lutador começe a luta. Ele primeiro libera todo o ki que pode controlar, para depois começar a luta. O lutador também pode esconder seu ki máximo para impressionar o adversário, e ir aumentando seu ki pouco a pouco.

     Se o ki de um lutador for muito alto (como o de Cell em seu último desenvolvimento) ele pode ser sentido de uma distância considerável.