Entrevista com Akira Toriyama - Dragon Ball Super History Book (30th Anniversary)


Outubro de 2015, Nagoya. Este ano, Dragon Ball atinge o seu 30º aniversário, por isso, realizamos mais uma longa entrevista com Akira Toriyama-sensei. Nos agrada ver desdes as raízes de Dragon Ball, a partir de idéias da história para projetos.

Para o 30º aniversário de Dragon Ball, queria mais uma vez pedir a Toriyama- sensei sobre a série. Primeiro queremos perguntar sobre a pedra angular de qualquer série, seu protagonista: se você tem qualquer política quando se trata de criar personagens principais?


"Eu sempre desenhei protagonistas fortes; não é apenas Goku, eles são todos assim. Eu acho que é fácil de desenhar caras força com sobre-humana, e divertido também. Se você pegar o material relativamente comum, cotidiana e adicionar em um cara com uma força extraordinária, em seguida, ele se torna o centro das atenções, certo? E eu acho que eu gosto quando algum idiota, cara pateta acaba por ser louco e forte. Como nos filmes de kung-fu, onde o velhote magro acaba por ser um mestre de artes marciais; Eu amo coisas assim."

Goku e Arale ambos têm uma enorme lacuna entre a maneira como eles se parecem e o que eles são capazes.

" Sim. Eu prefiro colocar a maior parte do foco sobre a história, então eu dei-lhes projetos simples, mas além disso eu acho que ele resume-se à ideia de que é mais interessante ter os fracos de aparência, caras lisas ser forte. Com Goku, ele começou apenas a ser um macaco straight-up. Então eu pensei sobre isso um pouco mais e fiz dele um ser humano, mas Torishima- san disse que ele precisava ter algo para o distinguir, então lhe dei um rabo ... mas ele só manteve ficando no caminho. (Risos)"

Será que a cauda ficava no caminho da luta?

"Não, é só que eu estou sempre pensando em como as coisas devem funcionar, por isso foi uma verdadeira dor de cabeça descobrir como ele colocava as calças ou coisas assim. Isso é o que sempre me incomodou mais. Existe um buraco nas calças? Será que ele colocou a cauda através dele primeiro, em seguida, colocou as calças? Assim me fez querer apenas livrar da maldita coisa ... o que eu fiz, no final. (Risos)"

Eu vejo. Então, depois disso, Goku cresceu ...

"Eu tenho um monte de pushback em que, no momento. Aparentemente, no mangá shōnen mudaram o personagem principal e parecia que era um grande, mas eu não me importo com isso. Sua razão cabeça/corpo feito lutando arduamente, então eu disse que, se a série ia começar a se concentrar mais em batalhas, então eu precisava fazê-lo um adulto. Mas isso realmente me chocou: "A série finalmente foi obtida como popular, e agora você quer ir e mudar tudo!" Esse foi o tipo de reação que tive."

Como você conseguiu convencer a todos na redação?

"'Convencer" provavelmente não é a palavra certa. Primeiro eu desenhei um esboço de Goku adulto e o envie para o escritório editorial para obter seus comentários. Mas então eu comecei a desenhar o rascunho antes de eu mesmo ouvi-los de volta. (Risos) Na altura em que enviei o rascunho para o escritório editorial, não havia nenhum tempo para fazer grandes revisões, para eles eram como "se você estivesse morto sobre como fazer isso, então tudo bem ... "

Depois disso Goku mudou ainda mais, tornando-se um Super Saiyajin. Como é que você veio com esse projeto?

"Eu dei-lhe o cabelo louro, de modo que não seria tanto trabalho para o meu assistente. Ele passou muito tempo morrendo no cabelo de Goku, e eu tive que sentir a dor por ele. Era uma dor real ... (risos)"

Seus olhos mudam de forma tão bem.

"Com o design habitual para seus olhos, era difícil de tê-lo um olhar para o lado. Era difícil para fazer e dizer exatamente onde ele estava olhando, então eu queria dar-lhe os olhos que fariam isso mais claro. Seus olhos da direita depois dele se transforma pela primeira vez e olha para Freeza ... Eu me baseei aqueles tipos de Bruce Lee. Desde que o olhar dele brilhe à direita, você está paralisando! Isso é o que eu queria fazer no arco Freeza ... Uma vez Goku deu aquele olhar, tanto quanto eu que estava por terminar o arco da história. Eu estava pensando como, "Eles têm de começar a lutar agora? Que dor! "Meu objetivo era apenas chegar nesse olhar. Mas quando ele realmente chegou a hora de desenhá-la, descobriu-se um pouco diferente de como eu tinha imaginado. Eu ainda pensei que Bruce Lee parecia muito mais frio. (Risos)"

Você tem regras para a criação de personagens?

"Suponho que eu faço seguindo algumas regras específicas, mas apenas subconscientemente. Como quando desenho bandidos, eu não vou fazê-los de modo desonesto e dissimulado que deixa um gosto ruim na boca do leitor depois. Não porque eu estou particularmente preocupado para os leitores, mas sim porque eu, pessoalmente, odeio desenhar esse tipo de coisa. Bem, Freeza foi muito dissimulado, mas eu geralmente não chamei as coisas que são tão desagradável que ela chegue até você psicologicamente. Além disso, eu pago uma quantidade justa de atenção à forma como o Freeza falou. Afinal, vilões praticamente sempre falam de maneira rude. Eu pensei que o contraste entre o seu padrão de fala educada e sua crueldade e força foi realmente perturbador."

Quando se trata de aparências, muitas vezes disse que personagens de Dragon Ball são muito fáceis de distinguir olhando apenas por suas silhuetas.

"Eu acho que eu acabei fazendo isso naturalmente, porque eu uso um monte de painéis longos, e que faz com que seja fácil de dizer onde e como eles estão lutando. Ao desenhar os personagens pequenos, não é bom se você não pode dizer quem é quem, por isso é melhor dar-lhes cada uma característica distintiva."

Onde você começa a trabalhar quando esbarra com designs?

"Meu processo para personagens de desenho é, basicamente, que eu começo com a sua personalidade, e decidir sobre a sua cara ao lado ... então uma vez que o rosto é feito, eu posso vir acima com suas roupas. Eu não tento resolver sobre qualquer conceito de design específico antes do tempo, porque isso leva toda a diversão fora dele. Eu acho que ele só vem para baixo ao que está me influenciando na época. E quando esbarra com novos personagens, eu tento ir com tipos que não têm atraído muito antes. Como com a Força Especial Ginyu, meus filhos eram pequenos na época e foram realmente em nos heróis Sentai, então eu pensei: "Hey, aqueles são interessantes". Foi muito fácil, uma vez que seus uniformes seria, obviamente, o mesmo padrão como o que o resto do exército de Freeza. Não foi muito diferente do que todos os mooks usava. Então tudo que eu tinha que fazer era colocar cinco caras juntos e chamá-los de uma "força especial". (Risos)"

E sobre Freeza?

"Lembro-me vagamente baseando-lo de uma rainha ou algo em algum filme."

Com Cell, você já disse que você gosta de sua segunda forma

"Isso foi o mais expressivo, já que ele tinha uma boca. Considerando sua primeira forma não ... bem, acho que tecnicamente eu fiz, mas foi realmente difícil de fazer, e eu não acho que ele parecia muito legal."

Será que seus editores jamais fizeram quaisquer solicitações com o design dos personagens?

"Eu não sei se você chamaria isso de "pedido", mas ... Quando Humanos Artificiais (Androides) #19 e #20 apareceram, eu acho que Torishima- san entrou em contato comigo. Ele disse algo como "Hey, é apenas um gorducho e um cara velho!" Então eu vim com o Androide #17 e  a Androide #18, mas ele disse: "Agora é só algumas crianças." ... Não deve ter agradá-o. (Risos). Assim, na próxima eu vim com Cell, mas Kondō- san me disse para fazê-lo parecer mais frio ... Kondō- san, material legal de aparência swish, realmente gostei."

A partir do ponto médio em diante, tornou-se rotina para os inimigos a se transformar.

"Tudo começou com Freeza. Eu não começei com quaisquer planos para tê-lo de transformar é claro, mas a meio eu pensei que poderia ser legal para fazê-lo parecer um blefe e, em seguida, tê-lo de transformar de verdade. Provavelmente, naquele momento eu também pensei em dar-lhe um design elegante no final. Eu tenho o hábito de dar a personagens formas cada vez mais complexas e difíceis de aparência, então, finalmente, tornando-os realmente elegante. Afinal, é horrível desenhá-los uma vez que eles obtém formas complexo. (Risos) caras complexos são terríveis quando você tem que atraí-los durante semanas ... Cell foi uma tonelada de trabalho, com aqueles pontos danado dele. (Risos)"

Foi realmente chocante quando Freeza revelou que ele poderia transformar três vezes.

"Eu não tinha planejado isso também. (Risos). Eu fiquei tipo "Esse é um tipo de um monte; Eu deveria ter apenas que dizer 'duas vezes' em vez disso." (Risos)"

Então é por isso que a terceira forma de Freeza, o mais complexo de todos, transforma novamente tão rapidamente ...? 

"… Sim. Eu percebi que eu deveria tê-lo de fazer a sua saída o mais rápido possível.(Risos)"

Como é que você criou um mundo único da série?

"Eu provavelmente havia mencionado isso em algum lugar antes, mas com um mundo fictício ... um mundo que não está aqui e pode ser como em qualquer lugar, é mais fácil para desenhar desde que eu posso apenas desenhar o que eu quiser. Desenhando o mundo real exige uma tonelada de material de referência, certo? E isso é uma merda, se você desenhar algo errado. Mesmo apenas desenhar um carro, você precisa pesquisá-lo em primeiro lugar, e é tão cansativo, eu só odeio. Então é assim que eu tenho feito coisas o tempo todo, e é assim que Dragon Ball acabou com sua própria versão peculiar do mundo. Embora eu não possa realmente como explicá-lo."

Uma parte da versão do mundo das séries são todos os deuses que aparecem. O fato de que eles também são estrangeiros é distintivo também.

"Eu sempre voltei para Deus em momentos de dificuldade. (Risos) Deuses ealienígenas e outros seres desconhecidos, se tornam mais fáceis para criar a história. Afinal, os deuses podem fazer praticamente qualquer coisa. Eu tenho meus deuses sendo simples e não muito exigentes, de modo que as crianças podem se sentir confortável com eles. A razão de eu dar aos deuses seus assistentes ... Bem, eu acho que é porque as pessoas importantes sempre precisam de mordomos, e é fácil de desenvolver a história através de conversas."

Então, eles estão principalmente lá para só para se exporem?

"Sim, como com Kibito eu dei-lhe um rosto severo, mas acontece que ele é realmente nada de especial. Praticamente todos os meus caras fortes para o futuro vieram a ser fraco. Eu acho que ando invertendo expectativas."

Muitas vezes você defini suas histórias para um campo aberto. Você gosta do país?

"Como eu disse anteriormente, primeiro eu tenho esses caras super fortes. Mas se eles viviam na cidade, seria a conversa da cidade. É por isso que eu os colocava para fora, em campo aberto. Porque quem sabe o que está lá fora, certo? Minha esposa costumava dizer que não seria muito surpreendente se profundamente nas montanhas da China tivesse caras que poderiam levitar um pouco fora do chão. É a ideia de que os sábios místicos poderia estar secretamente vivendo lá fora em algum lugar."

Portanto, não é que lhe agrade particularmente no campo?

"Não, não é que eu gosto do próprio campo, tanto como eu não gosto de ter que desenhar lotes de edifícios e casas. Mas ia ficar monótono se fosse a mesma coisa o tempo todo, por isso, ocasionalmente, eu vou tentar e enganar as pessoas por sair da cidade. Porque quando esbarra com as configurações, eu vou chamar a cidades um pouco quando a história permitir. (Risos)"

Então você não é exigente.

"A principal coisa é que eles são realmente difíceis de desenhar. Não é como se eu realmente odeio próprias cidades. Eu até acho que eu provavelmente teria sido melhor me mudar para Tóquio. De volta aos velhos dias que eu nunca queria ir para Tóquio, mas como eu estou ficando mais velho, eu vim para encontrar a cidade realmente convenientemente."

Você é conhecido por desenhar um monte de horizontes em suas origens.

"Sim, eu acho que eu gosto de horizontes. Quando eu era criança, não havia nada além de campos em volta de mim, então tudo que havia realmente era ver o horizonte ... Há algo sobre o que eu gosto. Esses dias um monte de casas novas subiram, por isso é apenas metade do país ... É melhor para o país a ser o país, e a cidade a ser a cidade."

Ficar longe da história principal um pouco, por que você desenha tantos dragões e máquinas em páginas de rosto e outras ilustrações?

"Eu sou muito apaixonado por desenhos de dragões. Todo mundo sabe o que são, mas eles não são reais, então não há nenhum padrão definido sobre sua aparência. Há os ocidentais e os orientais, todos os tipos e tipos diferentes, por isso não há maneira certa ou errada para atraí-los e você pode apenas fazer o que quiser. Quando você fala em Dragon Quest, eu realmente têm atraído uma quantidade louca de dragões. (Risos)"

E sobre Shen Long em Dragon Ball?

"Shen Long é baseado em um dragão oriental, mas ele provavelmente teria terminado mais complexo se eu desenhasse como um dragão oriental do que como está. Eles têm pele e outros enfeites; Eu acho que não é bem a mesma imagem. Mas desenho como se a cada semana teria sido difícil, por isso fiz Shen Long como uma mistura de estilos japoneses e ocidentais. Com o Shen Long no Planeta Namek (Porunga), eu percebi que este era o original, ele deve ter olhar ainda mais incrível ... Eu queria que ele estivesse em um nível totalmente diferente."

Você desenha um monte de máquinas muito distintas em páginas de título e em toda a história em si.

"Eu gosto de projetar máquinas. Gosto de pensar-los e desenhá-los, mas é quase como uma forma de escapismo. (Risos). Naquela época eu só desenhei modelos redondos, de modo que você pode supor que eu gosto desses tipos de projetos, mas isso não é verdade. É só que no momento os carros eram geralmente muito quadrado, então eu fui e tirei as redondas. Estes carros são projetados com dias, resistência do ar em mente e você vê um monte de modelos simplificados, assim por diante o outro lado eu acho que eu desenhe os mais quadrados agora. Eu só gosto de fazer o oposto de tudo o que está na moda."

Um monte de fontes dizem que Dragon Ball tem suas raízes em filmes de kung-fu.

"Para ser exato, ele está enraizado neste one-shot chamado Dragon Boy que eu fiz antes de Dragon Ball começar a serialização. Eu era estúpido o suficiente para falar ao meu editor Torishima- san como eu constantemente vigiado de Jackie Chan Legend of Drunken Master e outros enfeites, então ele me disse: "se você gosta tanto, você deve desenhar algo parecido." (Risos). Mas gostar de algo e querer desenhá-lo são duas coisas completamente diferentes, então eu particularmente não quero fazer isso."

Mas houve uma resposta positiva a esse one-shot, por isso levou a Dragon Ball. No entanto, ele acabou como uma história de aventura, um pouco em torno de lutas como em um filme de kung-fu ...

"Eu gostava mais de aventura, mas parecia que na época um mangá desse estilo apenas não era o que as pessoas queriam. O cenário muda a cada capítulo. No começo eu pensei que seria bom para continuá-lo por cerca de um ano, mas não foi muito popular."

Depois disso, devido à Tenkaichi Budokai (Torneio de Artes Marciais) o foco da série foi deslocado para batalhas.

"O que aconteceu foi que ele estava ficando cada vez menos popular. Torishima- san realmente conversou comigo no meu caso sobre isso, dizendo que "ninguém gosta dele!" E disse coisas assim. (Risos) Desde o início eu tinha pensado na parte de trás da minha mente que desde que foi um mangá shōnen seria melhor ter recebido se eu desenhasse as batalhas, mas porque eu sou perverso. Eu ficava furando com Journey to the West. Mas ele realmente me manteve na linha."

Então você deslocou-se para as batalhas.

"Bem, eu cansei do que andava acontecendo e sobre as pesquisas de popularidade o tempo todo. (Risos) Embora eu estava relutante em fazê-los, a popularidade da série, de fato, começou a melhorar em torno do Tenkaichi Budokai ... E apesar da minha relutância, ainda me senti muito bem. (Risos)"

Então, depois disso, você voltou para o formato de aventura com o exército Red Ribbon.

"Eu tentei lutar contra isso. (Risos) Eu tinha Arale-chan para fazer uma aparição, e fez coisas cômicas, e é sentida como uma luta. Mas no final, eu não poderia mesmo satisfazer a mim mesmo, então eu decidi que morder a bala e fazer-lhe tudo sobre a luta. Uma vez que a decisão foi fora do caminho, eu me senti muito melhor."

Será que você tem alguma coisa em mente para o capítulo final quando você começou?

"Não, eu não fiz. Depois de decidir sobre o término, em seguida, que influencia você, para que você não pode mudar de rumo no meio do caminho, não importa o que acontece. Eu sempre achei que o melhor é deixar apenas o fim indeciso. Suponho que se trata de meus velhos hábitos de manga mordaça, uma vez que com manga gag você não precisa trabalhar para fora o que vai acontecer mais tarde abaixo da estrada. Eu só achei que seria divertido tê-lo como Journey to the West, com o ajuste sempre a mudar, todos os tipos de inimigos diferentes aparecendo, diferentes locais, etc. Os personagens lutam, ficam mais forte, e a história se move para a frente, esse tipo de coisa."

Então, quando desenhou o Piccolo Daimaoh, você estava pensando tipos de ideias para o arco Freeza, ou qualquer coisa assim?

"Eu não pensava em nada disso. Apenas manipulação Piccolo Daimaoh era mais do que suficiente para me manter ocupado. Suponho que a primeira vez que eu comecei a pensar sobre o arco Freeza foi provavelmente a meio Ma Junior. A série foi-se nas pesquisas, então eu provavelmente tinha um palpite de que eu não seria capaz de terminá-la tão cedo."

Com um forte inimigo após o outro atacando, você tinha uma imagem de futuros desenvolvimentos da história?

"Eu tinha descoberto que a minha única opção foi concentrando-se em batalhas, mas não é como eu pensei sobre como a história iria desenvolver na próxima ... Mesmo que eu era o único que desenhei, ainda havia momentos em que dizia: "Uau, Vegeta se parceria com eles!" Piccolo me surpreendeu muito."

Mesmo que você diga não pensa sobre o que estava ao lado, você ainda estavam maravilhado em conectar-se em pedaços de prenúncio. Como com a origem dos seres humanos artificiais, ou a cauda de Goku ser um traço Saiyajin.

"Eu meio que gostei de ter forçando tudo vindo junto, já que dessa forma ele fez parecer que eu tinha realmente pensado profundamente sobre tudo. (Risos) Eu não planejo as coisas desde o início; em vez disso, quando eu penso em como fazer a história virem juntas, eu basicamente só vou, "Ei, eu aposto que eu poderia usar essa coisa." Com personagens também, eu fico como "Hey, ... talvez eu poderia usar aquele cara que ainda está vivo." Por isso, acaba parecendo como se eu estive pensando sobre a história de um tempo incrivelmente longo num espaço de tempo."

Os diferentes editores que você teve ao longo da série também têm comentado que você é um gênio em fazer as coisas que se encaixam.

"Essa é a única coisa que eu tenho alguma confiança. Como se eu não fizesse aquilo, as coisas não vincularam-se e todo mundo percebe. Eu só estava tomando um tempo longo. (Risos)"

A representação das batalhas são mantidas em escalada, não é? Eles continuaram a aumentar em escala, tornando-se os tipos de batalhas que as pessoas normalmente associam com Dragon Ball.

"Eu sinto que eles tinham que fazer isso se eles estavam indo para esta escala. Como os inimigos manteve ficando mais forte, usando Nyoibō ou voando ao redor na Kinto-un apenas não tiramos isso, então os personagens tiveram de começar a voar por si mesmos. Quando Tenshinhan voou pela primeira vez, eu me lembro de pensar "Ei, isso é muito útil." (Risos) E quando eu pensei de representar ki visualmente no manga, realmente tornou as coisas mais fáceis. Como com o Kame Hame Ha e outros enfeites."

Como as batalhas tem sido mais e mais chamativas, como fez sua ideia fluir em cenas atrativas?

"No início, eu acho que ainda foi influenciada pelos movimentos em filmes de kung-fu ... Eu acho que eu pago a atenção para coisas como quietude, movimento e espaço."

Como você se sente como estivesse desenhando as porções finais da série?

"A história do arco dos Androides e a história do arco Cell foi bem difícil ... Eu acho que você poderia dizer que fiz tudo o que pude com Freeza, então eu estava queimado, e percebi que eu não poderia retirar uma batalha melhor que isso. Eu pensei: "Será que eu realmente tenho que continuar?" Mesmo quando terminou oCell, ainda não me senti como ele poderia acabar. Portanto, antes da história do arco Boo começar, eu disse: "Uma vez que esta próxima coisa envolve algo elevado, eu quero acabar nela, não importa o quê." Porque eu pensei que não havia nenhuma maneira para que qualquer caras mais fortes poderiam aparecer, ou para Goku obter mais força do que já tinha. Então, meu ponto de partida para o arco Boo foi: "Este é o fim, então eu estou indo para desenhar o que eu quiser!" Eu sempre gostei de gags mudos, então eu fiz as coisas cômicas, como o Grande Saiyaman e Gotenks e outros enfeites. Não foi até imediatamente antes do último capítulo que eu pensei até o final. Eu precisava de algo que sinalizaria que isso realmente era o fim, então eu pulei para a frente dez anos ... Mas eu não contava com a série contínua em forma de anime, então eu aposto que foi realmente difícil para todos ao longo da empresa anime. ( risos)"

"Quando o Kanzenban saiu alguns anos mais tarde, eu adicionei um pouco mais para o final. Eu pensei que de alguma forma ele simplesmente não fosse. Eu queria torná-lo mais claro que as batalhas de Goku foram, e que uma nova geração estava assumindo."

E agora tem sido trinta anos desde que a série começou ... Como é pensar para trás agora?

"Minha política é tentar esquecer as coisas uma vez que está acabado. Desde que eu não descarte a velha e se concentrar no que há de novo, eu vou sobrecarregar a minha capacidade cerebral. Eu ainda não estou morrendo, "Quem diabos é Tao Pai-pai?" Que uma vez eu estava conversando com Ei'ichiro Oda- kun. (Risos) Mas o fato de que ainda há pessoas que leem a série após todo esse tempo ... Tudo o que posso dizer é; "Obrigado". Realmente, isso é tudo."

Akira Toriyama, 2016.

O Dragon Ball 30th Anniversary "Super History Book" está disponível para compra via CDJapan e Amazon Japan.
Fonte da estrevista