Níveis Saiyajins

Níveis Saiyajins

Sabe-se que, na saga Dragon Ball, estão implícitas inúmeras visões de mundo do autor, na forma de críticas não apenas ao conjunto de convenções sociais impostas ao ser humano sem seu consentimento direto, como também à impostura do ser social em seu relacionamento com o mundo. Para julgar o mérito de tais teses, é mister esmiuçar as particularidades tácitas ao longo da singular proposta artística de Akira Toriyama.

A figura da metamorfose de Goku no chamado Super Saiyajin é uma das chaves para compreender a pertinência deste clássico na era contemporânea. Ferino crítico do comodismo social, Toriyama via nas nada céleres atitudes da humanidade quando necessita reagir a um quadro instável um posicionamento inadequado à pretensa “pós-modernidade”. Critica-se a atitude de só reagir a extremos: a sociedade coletânea ignora um fato até que este atinja uma paridade de situação inconcebível, inadmissível. A ver: não obstante a situação do terrorismo global estivesse cada vez mais volúvel, só foram tomadas atitudes quando este deteriorou-se até um ponto crítico, os atentados de Setembro de 2001 nos Estados Unidos; paralelamente, a sociedade norte-americana não reagiu à crescente cultura do belicismo no país, até ocorrerem massacres como o da escola de Columbine; da mesma forma, enquanto não foram divulgados os excessos como na prisão de Abu Ghraib, aquiesceu-se com a tortura indiscriminada em supostos terroristas. Um olhar internacional e distante da realidade brasileira não é necessário para compreender este caráter da humanidade pós-moderna: basta analisar que só ocorrem reações à insegurança quando da morte de famosos (o repórter Tim Lopes), genocídios de origem policial (Vigário Geral, 1993), demonstrações do poder paralelo do narcotráfico (queima de um ônibus com passageiros) e corrupção explícita (esquema do “mensalão”). Os protestos permanecem enquanto o assunto não esfria na grande mídia. Logo depois, esquece-se a situação, até que ocorra o próximo caso de comoção nacional.

A crítica a tal leviandade do ser humano é perfeitamente expressa no Super Saiyajin. Em um primeiro momento, Goku só atinge tal patamar de desenvolvimento ao ser submetido a uma situação de incontido inconformismo e repulsa, tal como o ser humano médio, que reage apenas a situações extremadas. Se o desenvolvimento súbito de uma reação fosse cambiado por uma mudança gradual e preventiva, o choque seria inegavelmente menor, evitando maior revés.

A infinidade de conjecturas e divagações que a obra de Akira Toriyama permite só faz reforçar seu status de epopeia imortal. Vê-se, pois, que seu tratamento superficial é tão só prova de absoluta ignorância e visão restrita, já que nesta saga disponibiliza-se para análise toda a miséria da condição humana, contraposta ao que há de rico na mesma.

Super Saiyajin 


Ele supera o nível de um Saiyajin normal. Para se tornar um Super Saiyajin é necessário o Saiyajin (ou filho de um) ter um coração puro. Mas porque Vegeta transformou-se em Super Saiyajin? Bem, como ele mesmo disse, seu coração é puro… puro mal.

Raiva e ódio disparam essa transformação que permite ao corpo manejar mais poder e velocidade. As transformações físicas incluem o cabelo loiro e os olhos verdes. Goku, Gohan, Mirai Trunks, Trunks, Vegeta, Goten, Goku Jr., Vegeta Jr. e Brolly podem alcançar este nível, assim como Gogeta, Vegetto e Gotenks. Dentre os Saiyajins que conhecemos, muito provavelmente Brolly foi o primeiro Saiyajin a atingir este nível.

Em outras obras do próprio Toriyama, a figura do Super Saiyajin aparece com intenção clara e óbvia de parodiar a série canônica. Temos como exemplo Neko Majin Z onde o próprio Neko Majin e o Saiyajin Onio poderiam transformar-se em Super Saiyajin. Em New Dr. Slump, Arale também poderia realizar o mesmo, sem sequer ser uma Saiyajin. Isso sem contar outras paródias ou referências de outros mangakás utilizando o argumento da transformação em alguma cena geralmente cômica.

Super Saiyajin Dai Ni Dankai


Devemos frisar que isto não é exatamente um novo nível Super Saiyajin. Essa e as outras definições entre os níveis Super Saiyajin 1 a Super Saiyajin 2 são definições criadas nos Daizenshuus, mas na série são tratadas apenas como formas para superar o próprio poder Super Saiyajin, deixando-o no limite. Tanto que Goku é bastante específico ao mostrar todos os níveis do Super Saiyajin para Buu, mostrando do 1 ao 3, sem subdivisões. 

Na verdade, seria uma espécie de técnica ou condição como o Kaioken é por exemplo, diferente dos outros níveis Super Saiyajin onde o fator emocional é muito importante para que se alcance determinado nível Super Saiyajin, caracterizando uma transformação. Até Cell era capaz de fazer esta “técnica”, por isso, não se deve classificá-lo como um nível e sim uma tentativa de superar os poderes de um Super Saiyajin.

Voltando para o Super Saiyajin Dai Ni Dankai, este é o potencial máximo que o Saiyajin alcança usando o nível Super Saiyajin, com um poder de difícil controle e com aumento considerável de massa muscular. Trunks e Vegeta alcançam esse nível, assim como Goku dentro da Sala do Tempo. Se considerarmos a condição/ estágio/ nível “Densetsu no Sûpâ Saiya-jin” de Brolly como uma evolução desta, pode-se dizer que dentre os Saiyajins que conhecemos, Brolly provavelmente alcançou e foi o primeiro a aprender esta condição.

Super Saiyajin Dai San Dankai


Não confundir com o Super Saiyajin 2, nem com nenhum outro nível, muito menos classificá-lo como um. Essa condição conta em superar o potencial máximo alcançado com o Super Saiyajin Dai San Dankai, provocando um aumento anormal na massa muscular para assim portar ainda mais força, mas em compensação reduzindo drasticamente a velocidade e a perda graduada do próprio poder liberado, já que não se tem muito controle da energia.  Vegeta e Goku descobrem uma maneira de utilizar este potencial na sala do Espírito e Tempo, aumentando em até 3 vezes seu poder, mas percebem o quão desvantajoso é, optando por outras formas de expandir seus poderes. Trunks também descobre a forma de utilizá-lo, mas só percebe sua desvantagem durante o combate com Cell, que relata que até ele mesmo poderia expandir seu poder utilizando desta técnica. 

A única coisa que modifica fisicamente o Saiyajin é o grande aumento de massa muscular. Goku, Mirai Trunks e Brolly podem utilizar desta condição. Se considerarmos a condição/ estágio/ nível “Densetsu no Sûpâ Saiya-jin” de Brolly como uma evolução desta, pode-se dizer que dentre os Saiyajins que conhecemos, Brolly provavelmente alcançou e foi o primeiro a aprender esta condição. Provavelmente Vegeta pode utilizar desta condição, já que tinha conhecimento da mesma e de suas desvantagens.

Super Saiyajin Full Power



Este seria apenas o estado do Super Saiyajin 1 em seu limite máximo, sem a necessidade de aumentar sua massa muscular para portar tamanha força e tampouco demonstrar qualquer sinal de nervosismo ou fúria característico do Super Saiyajin 1 (e dos demais). Com isso, tem-se total controle da energia sem qualquer desgaste tanto físico quanto emocional e tampouco perda de velocidade. Além disso, foi por meio dessa manutenção do Super Saiyajin que Goku descobriu que essa era a maneira de superar de vez o próprio nível Super Saiyajin, tendo Gohan como exemplo disso durante seu treinamento com ele neste estado na Sala do Espírito e Tempo. Goku e Gohan foram os primeiros a utilizar desta condição. Com este estado, pode-se ficar por dias na forma de Super Saiyajin 1 sem qualquer prejuízo para o realizador.

Aparentemente, as diferenças são consideráveis, diante do Super Saiyajin comum. Os traços dos personagens neste estado lembram de quando em suas formas normais, mas com os cabelos dourados, com uma coloração ligeiramente diferente mas ainda assim dourada (provavelmente conceito atribuído pela equipe responsável pelo anime).

Essa condição pode ser observada durante todo o prelúdio do Cell Games e durante o próprio combate de Cell e Goku e Cell e Gohan, antes deste transformar-se em Super Saiyajin 2. Também pode ser visto este estágio em outras ocasiões (fillers) como no 8º filme de Dragon Ball Z (Doragon Bōru Zetto: Moetsukiro!! Nessen Ressen Chō-Gekisen), onde Goku e Gohan enfrentam Brolly nesta forma e no 9º filme de Dragon Ball Z (Doragon Bōru Zetto: Ginga Giri-Giri!! Butchigiri no Sugoi Yatsu), onde Gohan enfrenta Bojack e seus lacaios nesta mesma condição. Em outros momentos dentro da cronologia da série (saga de Buu), Goku e Gohan também utilizam desta condição, o que reforça que o Super Saiyajin Full Power não é um nível Super Saiyajin próprio mas sim o domínio total sem qualquer prejuízo do nível Super Saiyajin 1.

Densetsu no Super Saiyajin(Brolly)


O Daizenshuu 6 (Movies & TV Specials) relata a transformação do Saiyajin Brolly como uma transformação à parte das demais. Em suma, além de ser uma transformação única, ainda recebe como título uma denominação que se traduzida diz “Lendário Super Saiyajin”, justamente pela transformação que é (ou pelo personagem que é). 

Independente disso, o nível Lendário Super Saiyajin (descrito no Daizenshuu 6), que Brolly assume possui de fato algumas particularidades. Muitos fãs da série interpretam o nível de Brolly como o de um “Ultra Super Saiyajin 2”. O tal nível “Ultra Saiyajin” é apenas uma definição não oficial (criadas por fãs) da condição Super Saiyajin Dai San Dankai. O “Ultra Saiyajin 2” seria (para os fãs) a superação desse próprio estágio baseado em um acúmulo anormal de força sem perda da velocidade.

Deixando de lado os termos, é fato de que Brolly realmente assume um nível único. Sua aura não é a característica dos outros Super Saiyajins, possuindo uma cor esverdeada ao invés da cor tradicional amarela e suas pupilas desaparecem. O aumento da massa muscular é ainda maior que o apresentado no Super Saiyajin Dai San Dankai e a velocidade não é afetada em momento algum. Por isso, independente se a explicação da condição/ nível/ estágio que Brolly assume seja uma evolução do estágio Super Saiyajin Dai San Dankai ou um estágio do Super Saiyajin 1 próprio sem qualquer relação ou mesmo um nível próprio, percebe-se que de fato Brolly é o ÚNICO personagem Saiyajin que utiliza desta condição/ nível/ estágio.

Super Saiyajin 2 



Este é o 2º nível que um Saiyajin pode alcançar. Gohan foi o primeiro à alcançar visivelmente esse nível durante a batalha com Cell, mas para Goku, já era algo que o mesmo tinha convicção de que seu filho era capaz de alcançar, dando a entender que a transformação tenha ocorrido durante o treinamento de Goku e Gohan na Sala do Tempo. É similar ao Super Saiyajin onde a raiva e o ódio desencadeiam a transformação, sobrepassando o nível Super Saiyajin.

A diferença física é um pequeno aumento no cabelo, pequenas ondas elétricas envolta do corpo e os olhos mais puxados e detalhados. Há um enorme aumento de força, velocidade e resistência, comparado ao Super Saiyajin 1. Vegeta e Goku também podem alcançar este nível.

O nível Super Saiyajin 2 mexeu tanto com Gohan durante o Cell games que, ao perceber o quanto Cell era bem inferior a ele, assumiu uma postura extremamente arrogante perante ao próprio, o que lhe custou a vida de seu pai Goku, em uma tentativa desesperada de Cell em explodir a Terra para assim não ser derrotado por Gohan. Lembrando que Gohan alcançou este nível tendo pleno controle do nível Super Saiyajin, passando pelo mesmo trauma de sofrimento e raiva que desencadeou as transformações dos outros Saiyajins.

Super Saiyajin 3


Bem diferente dos outros níveis, o Super Saiyajin 3 é alcançado por meio de muito treino. Durante o tempo que Goku treinou no Paraíso (após a saga de Cell), Goku aprendeu como passar para o terceiro nível de Super Saiyajin. Isso traz ainda mais força e velocidade, porém exige muito do realizador, já que exige bastante tempo para realizá-lo e quando consegue consome-se muita energia rapidamente, inclusive a energia de vida (Goku reduziu drasticamente seu tempo na Terra concedido por Emma Daioh por realizar essa transformação).

Fisicamente, mais cabelo e a ausência de sobrancelhas e grandes descargas elétricas, como as do Super Saiyajin 2, são observados nessa transformação. O maior problema deste nível é que ele demanda de muita energia, portanto um Saiyajin pode manter nesse nível apenas por um curto período de tempo.

Apenas Goku alcançou este nível normalmente, entretanto a eficácia deste nível se deu na primeira vez em que vimos quando Goku lutou com seu corpo físico porém ainda morto decorrente da batalha com Cell. Tanto que ao tentar utilizar a transformação na luta final contra Buu, Goku, já vivo, não consegue manter a transformação em seu máximo. Trunks fundido a Goten, alcança este level, mas apenas desta forma, tendo como pano de fundo para sua transformação o efeito de comicidade da saga, apesar do treinamento que os dois tiveram na Sala do Espírito e do Tempo. Além disso, a transformação reduz drasticamente o seu tempo de fusão de 30 para 5 minutos. Trunks chama essa transformação de Ultra Super Saiyajin, no mangá.

Considerando os fillers, podemos ver no 12º filme de Dragon Ball Z (Doragon Bōru Zetto: Fukkatsu no Fusion!! Gokū to Vegeta), o nível Super Saiyajin 3 durante a batalha de Goku, ainda morto, contra Janemba, e de Gotenks contra os invasores do inferno. E no 13º filme de Dragon Ball Z (Doragon Bōru Zetto: Ryū-Ken Bakuhatsu!! Gokū ga Yaraneba Dare ga Yaru), onde Goku (já vivo) e Gotenks utilizam desta transformação em Super Saiyajin 3 contra Hildergarn.

No mangá, o nível Super Saiyajin 3 é o mais poderoso dos níveis alcançados na série.

Super Saiyajin 4



Controle da raiva, do ódio e da razão. Essa é a chave que controla a transformação para o nível Super Saiyajin 4, alcançada por Goku e mais tarde por Vegeta. Em Dragon Ball GT, essa transformação é decorrente do controle total do Saiyajin em sua forma Oozaru transformada em Super Saiyajin (ou Oozaru dourado). As razões para um Oozaru alcançar a forma Super Saiyajin/ dourada durante a metamorfose não são explicadas na série, mas pode-se teorizar que é devido ao absurdo nível de força já alcançado pelos personagens no decorrer de toda a série, mesmo que o nível Super Saiyajin não esteja condicionado ao poder de luta/ Ki.

Curiosamente, Ro-KaioShin já previa o potencial do Super Saiyajin 4.

Fisicamente, essa é a transformação mais radical, onde o cabelo é preto, a coloração dos olhos muda para uma cor amarelada (Goku) ou ciana (Vegeta), as sobrancelhas são mais espessas, aparecem olheiras enormes e o corpo é coberto com uma espécie de pelo de coloração rosada (Goku) ou avermelhada (Vegeta).

Magicamente, o Saiyajin aparece com vestimentas (sapatos, cintos e calças) que não condizem com o que usava anteriormente a transformação (já que Goku e Vegeta transformam-se diretamente neste nível sem precisar se expor novamente a Lua e a condição de Oozaru dourado). Em tempo: as roupas também aparecem na primeira transformação em Super Saiyajin 4, onde o Oozaru dourado (sem roupa alguma) “desmorfa” até alcançar a quarta forma.

Oozaru


Quanto ao nome Oozaru, ele é nada mais que uma mutação que ocorre entre os Saiyajins de qualquer idade que ainda possuam rabo e olhem para um satélite natural (Lua), ou para qualquer coisa que tenha uma iluminação semelhante à da Lua (algo que possua uma radiação de aproximadamente 170 milhões de Blutz. O resultado desta mutação faz com que o Saiyajin fique com a aparência de um Gorila, porém gigantesco, além de aumentar o poder do Saiyajin em dez vezes mais. A  agressividade do Saiyajin também aumenta, e faz com que o mesmo perca o controle de si mesmo (exceto Gohan, Goku, Vegeta e provavelmente outros Saiyajins com alto poder de luta/Ki que conseguiram adquirir um controle de si mesmo). Por isso, não se deve classificar como um nível Saiyajin, pois mesmo que um Super Saiyajin 3 tenha diferenças gritantes quanto a aparência, pelo menos, Goku pode alcançar este estado voluntariamente, diferente do estado Oozaru, que não tem como optar em se transformar ou retornar ao estado normal por livre e espontânea vontade. Se ver a Lua ou iluminação que possua radiação semelhante a citada, ocorre a transformação. E só volta ao normal ou se a Lua ou a iluminação/ radiação desaparecer, ou ainda se tiver o rabo cortado.

O Oozaru dourado é nada mais que o mesmo processo descrito, mas transformando-se em Super Saiyajin durante a metamorfose. Os motivos para ocorrer essa transformação em Super Saiyajin durante a metamorfose não é explicado, mas pode-se teorizar que é devido ao absurdo nível de força já alcançado pelos personagens no decorrer de toda a série, mesmo que o nível Super Saiyajin não esteja condicionado ao poder de luta/ Ki.

Fonte Wikpedia