Criador de Dragon Ball

Akira Toriyama (鳥山 明) nasceu no dia 5 de Abril de 1955 no Japão, na cidade de Kiyosu (localizada no distrito de Nishikasugai, em Aichi). Tornou-se desenhista gráfico, após graduar-se, e em 1977 participou, com Awawa World,de um concurso anual destinado a novos mangakáspromovido pela Shueisha na revista Monthly Young Jump, vencendo.

Em 1978 publicou Wonder Island, seu primeiro mangá como profissional no nº 52 da revista Weekly Shonen Jump. Em 1979 fez outros mangás, como Highlight Island, seguido por Tomato Girl Detective.

Em 1980, Toriyama deu inicio a história de uma garota cibernética, cujo mangá chamava-se Dr. Slump, gerando 18 volumes encadernados que alcançou tamanha popularidade, tornando-se o primeiro anime de uma obra produzida por Toriyama. Dr. Slump deu a Toriyama em 1982 o título de melhor shonen do ano no Japão, pela Shogakukan Manga Award mangaká, além de lançar Toriyama a fama e ao reconhecimento nacional.

Em 1984 veio Dragon Ball, no início como um mangá e em 1986 exibido semanalmente na Fuji TV, tornando-se famoso entre os japoneses devido ao grande carisma,  comicidade, enfim ao conjunto existente da obra. Toriyama conseguiu com Dragon Ball tornar-se não só um dos mais importantes e influentes mangakás do Japão, mas simplesmente um dos principais nomes do Japão e do resto do mundo na história da animação japonesa, ao lado de personalidades imponentes como Osamu Tezuka.

Em 1989, Toriyama desenvolveu em Dragon Ball uma nova abordagem, recebendo o nome na série animada como Dragon Ball Z, que ganhou um clima mais violento e sério, mas mantendo ainda o carisma que a série possuía.

Dragon Ball dava início também a uma das mais longas séries de todos os tempos. Seu sucesso levou Toriyama a desenvolver uma história por longos 11 anos, produzindo 42 volumes e uma extensão de mais de 10.000 páginas de conteúdo. Além disso, Dragon Ball é sem dúvida nenhuma uma das séries japonesas que mais explorou as fórmulas práticas de merchandising, com uma série de filmes, jogos eletrônicos, cd songs e badulaques diversos.

Não é de se duvidar que Toriyama fez um trabalho perfeito, tendo base em lendas chinesas, além de ter criado um espaço e ambiente de tempo totalmente novo para este anime.

Seus trabalhos como mangaká após Dragon Ball foram histórias curtas e one-shots como Cowa!, Kajika, Sandland e Neko Majin. Também foi responsável pelo livro infantil Toccio de Angel.

Como character design, Toriyama esteve a frente nesta função em jogos para video-games como toda a série Dragon Quest e Dragon Quest Monsters, Chrono Trigger (um dos mais aclamados RPGs para o Super Nintendo), Tobal No. 1 and Tobal 2 (Playstation/ SQUARE), a franquia de jogos de Dragon Ball para os mais diversos consoles e a série Blue Dragon, RPG para o console Xbox 360 (Microsoft) dirigido por Hironobu Sakaguchi, aclamado ex-diretor de Final Fantasy. Blue Dragon fez tanto sucesso que além de colaborar com o aumento das vendas do console da Microsoft no Japão (bastante impopular na época), também ganhou uma adaptação em anime (porém sem a participação de Toriyama).

Hoje em dia, Akira Toriyama é considerado o grande mestre dos principais autores do gênero Shonen, como Eiichiro Oda (One Piece), Masashi Kishimoto (Naruto) e Kubo Tite (Bleach), que freqüentemente expressam sua admiração por Toriyama, com pequenas referências em suas obras ou manifestações publicas e artes específicas (como as encontradas nos Kanzenbans de Dragon Ball).

Toriyama é fundador do Bird Studio, estúdio onde ele costuma trabalhar em seus mangás e projetos. É um dos raríssimos artistas japoneses que tiveram seus trabalhos publicados e exibidos em exposições itinerantes no Japão por alguns anos. E é assunto de destaque em praticamente todos os eventos relacionados a Jump, como em 2008 ao anunciar que após 11 anos de encerramento da série, Dragon Ball retornaria em um curto especial animado exclusivo à série, em comemoração aos 40 anos da revista. Ou em 2006 com sua participação com Eichiro Oda na elaboração do Cross Epoch, crossover entre as séries Dragon Ball e One Piece.

Em 2009, sua maior obra tornou-se um filme hollywoodiano, financiado pela FOX, mas sem qualquer participação na produção ou roteiro.

Na sua vida pessoal, pouco sabe-se sobre Toriyama. Continua vivendo em Aichi, é casado (sua esposa chama-se Yoshimi), possui 2 filhos (Sasuke e ???) e raramente se expõe a mídia, o que inclui entrevistas. Toriyama geralmente se auto retrata em suas obras como um simpático robôzinho com máscara de ar ou um japonês de óculos fazendo uso de máscaras de pano ou qualquer outra coisa que cubra seu rosto. Seu filho Sasuke e seus bichos de estimação também já foram retratados em suas obras.